Ven a mi mundo /                       

 

 

 

 

 

10 sinais de advertênci

 

Federico Ortíz-Moreno *

 

 

Detectar a tiempo el Alzheimer es un punto muy importante que debemos tomar en cuenta, ya que esto permite tomar medidas que nos puedan llevar a darle una mejor calidad de vida a la persona que padece el problema, así como a la familia misma que lo cuida. Recordemos que el Alzheimer no sólo es un problema de memoria, sino también cambios de comportamiento y estado afectivo y emocional. Las 10 señales o signos de alarma nos permiten identificar de alguna manera si la persona pudiera o no tener Alzheimer.

 

 

 

10 sinais de advertência

 

La doença de Alzheimer não é somente a perda da memória. Uma a pessoa com doença de Alzheimer experimentam um declínio em abilidades cognitive, tais como pensar e compreender, e mudanças no comportamento.

 

Para ajudar a determinar si você ou seu familiar tem algunns destes sintomas, a Associação do Alzheimer nos EUA elaborou uma lista dos sinais de advertência que incluem sintomas comuns da doença de Alzheimer (alguns aplicam-se também a outras demências. La Associação Alzheimer de Monterrey adaptou esta lista para ajudar às famílias identificar estes problemas

 

Se você pensa que um ou alguns destes sintomas acontecem, talvez é hora de ir ao doutor e de ter uma examinação médica completa.. Se o diagnóstico for positivo, recorde que é muito importante ser informado. Contate assim sua associação mais próxima. Lá, você recieve toda a informação que você necessita.

 

 

Dez sinais de advertência

 

Esta é uma lista de sintomas comuns de demência. Confira a lista e assinale os sintomas que se encontram presentes. Se houver vários sinais assinalados, consulte um médico para fazer um exame completo.

 

 

   Perda de memória

 

É normal esquecer ocasionalmente reuniões, nomes de colegas de trabalho, números de telefone de amigos, e lembrar-se deles mais tarde.

Uma pessoa com a doença de Alzheimer esquece-se das coisas com mais frequência, mas não se lembra delas mais tarde, em especial dos acontecimentos mais recentes.

 

 

   Dificuldade em executar as tarefas domésticas

 

As pessoas muito ocupadas podem temporariamente ficar tão distraídas que chegam a deixar as batatas no forno e só se lembram de as servir no final da refeição. O doente de Alzheimer pode ser incapaz de preparar qualquer parte de uma refeição ou esquecer-se de que já comeu.

 

 

   Problemas de linguagem

 

Toda a gente tem, por vezes, dificuldade em encontrar a palavra certa. Porém, um doente de Alzheimer pode esquecer mesmo as palavras mais simples ou substituí-las por palavras desajustadas, tornando as suas frases de difícil compreensão.

 

 

   Desorientação de tempo e espaço

 

É normal perdermos – por um breve instante – a noção do dia da semana ou esquecermos o sítio para onde vamos. Porém, uma pessoa com a doença de Alzheimer pode perder-se na sua própria rua, ignorando como foi dar ali ou como voltar para casa.

 

 

   Discernimento fraco ou diminuído

 

As pessoas podem por vezes não ir logo ao médico quando têm uma infecção, embora acabem por procurar cuidados médicos. Um doente de Alzheimer poderá não reconhecer uma infecção como algo problemático e não ir mesmo ao médico ou, então, vestir-se inadequadamente, usando roupa quente num dia de Verão.

 

 

   Problemas relacionados com o pensamento abstracto

 

Por vezes, as pessoas podem achar que é difícil fazer as contas dos gastos. Mas, alguém com a doença de Alzheimer pode esquecer completamente o que são os números e o que tem de ser feito com eles. Festejar um aniversário é algo que muitas pessoas fazem, mas o doente de Alzheimer pode não compreender sequer o que é um aniversário.

 

 

   Colocar objetos em lugares errados

 

Qualquer pessoa pode não arrumar correctamente a carteira ou as chaves. Um doente de Alzheimer pode pôr as coisas num lugar desajustado: um ferro de engomar no frigorífico ou um relógio de pulso no açucareiro.

 

 

   Alterações de humor ou comportamento

 

Todo mundo fica triste ou mal-humorado, de vez em quando. Com o idoso demenciado, pode-se passar rapidamente de uma situação de calma para lágrimas ou para raiva, sem qualquer razão aparente.

 

 

   Alterações na personalidade

 

A personalidade das pessoas pode variar um pouco com a idade. Porém, um doente com Alzheimer pode mudar totalmente, tornando-se extremamente confuso, desconfiado ou calado. As alterações podem incluir também apatia, medo ou um comportamento inadequado.

 

 

   Perda de iniciativa

 

É normal ficar cansado com o trabalho doméstico, as actividades profissionais do dia-a-dia ou as obrigações sociais; porém, a maioria das pessoas recupera a capacidade de iniciativa. Um doente de Alzheimer pode tornar-se muito passivo e necessitar de estímulos e incitamento para participar.

 

 

* Federico Ortíz-Moreno, psicólogo, egresado de la Universidad de Monterrey.

Fundador y primer presidente de la Asociación Alzheimer de Monterrey.

 

  

Algunos datos:

 

   ALZHEMER / Los números...    
     

 

  • En el mundo existen más de 36 millones de personas con Alzheimer.

  • Cada año 4.6 millones de personas más.

  • Un nuevo caso cada 4 segundos.  

  • El número de casos se duplica cada 20 años.

  • Para el 2030: Más de 75 millones.

  • Para el 2040: Más de 81 millones.  

  • Para el 2050: Más de 135 millones.  

  • En México: Más de 800 mil personas.

 

   
 
 
 
 
 
   

* Datos tomados de la ADI y fuentes varias.     

 

 

Información tomada de apuntes personales y fuentes varias.  

 

 


 

Correo-E

venamimundo@venamimundo.com
 
 


Volver a la Página de
Alzheimer

 

 


 

Volver a la Página de
INICIO

 

© 2014 / Derechos Reservados.